Pesquisar este blog

AULA - CONSUMISMO


Você já comprou um produto e se arrependeu logo após a compra? Ou sentiu o desejo de comprar um eletrônico novo mesmo tendo outro modelo em perfeito estado? Já comprou algo de que não precisava? Em caso afirmativo. Quais são os motivos que os levam a ter esse tipo de atitude? Já pensou como todos esses produtos serão descartados? Mas afinal o que é o consumo consciente?




ORIENTAÇÕES


  • Acesse o  link abaixo e faça uma leitura compartilhada do texto MEIO AMBIENTE X CONSUMISMO


  • Assista os vídeos abaixo:

Steve Cutts cria uma animação que ilustra a sociedade do consumo, com padrões de comportamento irracional e insustentável. Destaca estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores.



Como consumir de forma consciente



  • LEVANTE O SEGUINTES QUESTIONAMENTOS

Vocês já compraram algo de que não precisava? Comprou, por exemplo, um brinquedo, roupa, eletrônico que quase não usou? Em caso afirmativo. Quais são os motivos que os levam a ter esse tipo de atitude?  Já pensou como todos esses produtos serão descartados? Mas afinal o que é o consumo consciente? O consumismo não tem uma causa específica. Esse comportamento é motivado por uma série de fatores que envolvem desde a mídia até as táticas de propaganda utilizadas por organizações empresariais.

Um dos fatores que impulsionam o consumo descontrolado é a chamada obsolescência programada. Trata-se de uma estratégia dos produtores em desenvolver produtos que simplesmente param de funcionar ou se tornam obsoletos em um curto prazo de tempo. Assim, os consumidores são levados a adquirir versões mais novas do bem ou serviço em questão. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...